terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OS EFEITOS DA MÚSICA SOBRE A MENTE


E seus efeitos terapêuticos


por Elcely Dourado




Segundo a Canadian Association for Music Therapy, "a Musicoterapia é a utilização da música para auxiliar a integração física, psicológica e emocional do indivíduo e para o tratamento de doenças ou deficiências. A natureza da musicoterapia enfatiza uma abordagem criativa no trabalho terapêutico, possibilitando uma abordagem humanista e viável que reconhece e desenvolve recursos internos geralmente reprimidos pelos clientes".

Os instrumentos musicais e seus efeitos:
PIANO - combate a depressão e a melancolia
VIOLINO - combate a sensação de insegurança
FLAUTA DOCE - combate nervosismo e ansiedade
VIOLONCELO - incentiva a introspecção e a sobriedade
DE SOPRO - inspiram coragem e impulsividade.

A Música me inspira amor, muito amor no coração, me faz sonhar com tudo de belo que vivi e ainda tenho para viver.
Escolhi a música de Nana Mouskouri - História de um amor


Pesquisei sobre a música e seus efeitos . Primeiro porque gosto muito de músicas, e sempre que ouço tal melodia, algo dispara no meu cérebro que começo a imaginar uma história vivida ou não por alguém ou mesmo por mim mesma.
Desse momento em diante começo a escrever um texto, relacionado ou não sobre a música que ouvi.
Minha Neta Paola, cuido dela desde o primeiro mês de vida dela. E logo comecei a colocar música bem baixinho para ela ouvir. Logo ela se acalmava e dormia ao som de tal melodia.
Hoje ela está com dois anos, adora música e sempre vem me puxar pra dançar e olha fôlego para aguentar uma criança tão ativa como ela é.
É importante enfatizar que a música não é um curativo eficaz em si mesmo, mas que seus efeitos terapêuticos resultam de uma aplicação profissional durante um processo terapêutico.
A música é o canto da vida, o choro da alma, a alegria do coração, a glória legitima, a força da mente, o segredo da vida eterna, a explosão da vitória, a liberdade do amor. 
Ouça a música e contemple a paz, a cura, a alegria e as emoções. A música é o tesouro do espirito...

Nenhum comentário: