sábado, 10 de dezembro de 2011

Minha infância



A música: ela tem o poder de despertar lembranças mágicas, seja em que idade você estiver.
Antes de ler meu texto, dê um play nesta música linda dos Tribalistas, cantada pela Mariza Monte.
Quem sabe vai despertar em você lembranças lindas, como meu amigo blogueiro e eu, vivemos em Santarém, nossa terra querida.
Tivemos uma conversa recentemente em que ele me fez lembrar coisas tão fofas e engraçadas que somente numa infância tão pura como a nossa, poderíamos ter vivido.  Não falo somente isso como cidadã Santarena e sim como uma Psicopedagoga Clínica que atende crianças sem infância, infância que lhes foram roubadas, por seus próprios pais,  padastros, tios, conhecidos, padrinhos e pessoas sem escrúpulos e nem moral para se aproveitar de suas inocências e prejudicá-las emocionalmente sem esperanças de cura.

Elcely, hoje Psicopedagoga Clínica
Aqui vai uma carta, na qual,  gostaria que todas as crianças de hoje, nesse nosso milênio tão devastado, pudesse escrever:
Olá, sou Elcely. 
Quero compartilhar a minha história com todos vocês blogueiros, como eu.
Como toda criança, gosto de correr, saltar, jogar bola, explorar o mundo.
A minha cabeça está sempre funcionando. Salta como um canguru de uma ideia para outra. Penso tão rápido e na escola me distraio muito. Tudo me chama a tenção: os ruídos da rua, as ilustrações nas paredes, até movimentos dos meus colegas, e quando a professora me pergunta coisas da aula, não faço a menor ideia do que ela está falando.  Esqueço de levar o material que a professora pede, de fazer as tarefas, ou de pedir para assinar os bilhetes  que a professora manda para ir a uma excursão. Uma vez perdi uma excursão e chorei muito, porque adoraria participar e aproveitar o máximo.
Assim cresci e tive uma infância, linda, com meus 7 irmãos, meus pais maravilhosos, os amigos de meus irmãos, minhas amigas, vizinhos, enfim, "Minha Velha Infância", foi uma gloria na minha vida.
Hoje sou adulta, beirando a meia idade, e me sinto jovem com a mente aberta, procurando entender meus filhos e  agora netos.
Fiquei anos de minha vida, imaginado que não era uma pessoa normal, com esses pensamentos correndo pela minha mente, inquieta, apressada em tudo. Hoje, sei que ninguém é bom em tudo. Saber isto me deixa mais tranquila e todos os dias descubro coisas em meus netos e aprendo algo novo.
Caro leitor: Hoje descobri porque minha mente é mais rápida do minha língua, ou seja, a fala, tenho um Planeta Mercúrio no signo de Leão, eu já comentei sobre esse aspecto em algum texto e não cabe aqui repeti-los. Portanto o que gostaria de alertá-los é que nossas crianças de hoje são mais ágeis que nós fomos na infância. Eles são abastecidos de muitas informações ao mesmo tempo.
Hoje entendo minha "alma de escritora", isso me acalma, me alivia a vontade de sair por aí, me arriscando de carro ou sei lá por onde. Declaro aqui que o computador foi o melhor instrumento que já surgiu para pessoas como eu, desde 1991, tenho computador, ja dei pau em muitos deles, mas sempre tenho um novo pra escrever. E como psicopedagoga, aconselho aos pais, darem de presente um desses bem modernos do tamanho de um livro, para não terem nem preguiça de carregá-los. Verdade.
Leia sobre o TDAHA, o que é isso ? Informe-se melhor para que entenda a inquietação de seus filhos ou netos.
Gostaria de escrever mais informações.
Mas é melhor deixar para outro momento.

Autora: Elcely Dourado (Psicopedagoga Clínica)


Nenhum comentário: