sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A PIANISTA

OS SONHOS DA MAMÃE...


Elcely, com 10 anos, estudando piano 


Expectativas sem fim... A imaginação rola solta. 
Minha filha, Elcely, estudará piano, para ser uma grande pianista.
Eduardo, João, jogador de futebol! Phebinho, será um grande astronauta.  Ainda tinham a Eliana, Simone para se projetar em cima delas. E depois de 21 anos veio a Erica. Posse. Projeção, ideais, planejamentos. Estratégias de sucesso. Carências preenchidas.

Planos de vida. A escola certa, amigos escolhidos, direcionamento. Submissão. Chantagens emocionais... Manipulação. 
Foi mais ou menos assim, nem sempre assim, mas sempre desse mesmo jeito.

Minha professora de piano era a dona Dica, uma viúva que nuca tirava o luto. Se vestia toda de preto. Vestido, meias longas, sapatos e luvas pretas.
Meu Deus um horror, eu tinha medo só de olhar para ela. Parecia um urubú, pronta pra me bicar.
Eu chegava, e ia direto para o piano treinar antes dela entrar na sala.
Um dia ela me contou que o caixão do falecido marido tinha ficado naquela sala no lugar do piano.
PARA QUÊ QUE ELA DISSE ISSO?
Desse dia em diante, acabou meu entusiasmo em aprender  tocar piano.
Chegava em casa muito nervosa mas também não dizia porque, chorava daquele jeito.
Chegava o dia da aula, chorava muito e não queria ir.
Mas minha mãe mandona me levava lá na porta da escola, que era a casa dela.
E daquele dia em diante, comecei a errar todas as notas, porque enquanto eu estava sozinha na sala eu não conseguia olhar para a pauta na minha frente e nem olhar para o teclado
Eu ficava o tempo todo tocando e olhando para trás, para ver se enxergava o caixão do falecido.
Eu juro que minha imaginação brincava comigo, só podia ser, porque eu via tudo preto nas minhas costas e claro errava as notas e ela lá de dentro da casa gritava, "está errado essa nota".
A tristeza tomou conta de mim e só meu pai percebeu tal comportamento e falou, tem algo errado com Elcely, procura saber o que é?
Dai eles me apertaram e contei todo o meu medo.
Papai deu ordens: Tira Elcely dessa aula de piano e arruma outra professora.
Um novo amanhã, vindo da luz das sensações, saber que somos únicos na nossa essência. Sentimentos ternos, olhares profundos e a confiança entre pais e filhos crescendo na eternidade. Palavras de apoio, abraços carinhosos, entender de gente... Sorrir intensamente.Sem bloqueios. 

Obrigada meu papaizinho, que sempre me entendia !

Um comentário:

sonia reça disse...

Nossa amiga fiquei surpreendida com
essa historia,sempre que posso dou uma passada no seu blog ,mato as saudades,sempre torcendo por vcs bjs
Sonia Reça Alves