sábado, 19 de novembro de 2011

O PODER DO "AMOR ENSINA"

A MAIOR LIÇÃO DA MINHA VIDA




MEUS NETOS: LUCAS, PAOLA E JOÃO GUILHERME
Quando iniciei a escrever este blog: "O Amor Ensina", eu tinha a finalidade de abrir espaço de troca de sentimentos, conselhos, enfim de tudo que o amor pode suportar.
Por minha experiência como Psicopedagoga Clinica e principalmente por lidar com crianças, a vinda dos meus netos me ajudou muito a pensar neste tema, tenho visto e ouvido de tudo um pouco, em relação aos sofrimentos, provações e maus tratos sofridos injustamente por ambas as partes. Sei que todos precisam de um conselho, uma palavra amiga, um consolo ou mesmo orientação, nos momentos em que a razão nos foge, diante às mágoas e sofrimentos. Este espaço é de vocês. Estarei sempre aqui, dando o melhor de mim, todo dia se pudesse um texto novo, relatando fatos, casos verídicos em auxílio à todos que precisarem de uma orientação.
Como nasceu a idéia do tema para escrever o livro? 
Eu já tratava, há algum tempo, do tema "O Amor Ensina", que tem muito a ver com essa capacidade de se relacionar harmoniosamente, dando e recebendo amor é que se da mais valor à vida. Sempre busquei, inclusive, mostrar o quanto a afetividade tem a ver com o desenvolvimento da inteligência humana e de que forma isso contribui para nossa realização pessoal, profissional e amorosa. Certo dia, pensando em como abordar este tema de uma forma ainda mais fácil, me veio uma percepção muito clara: O quanto é bom amar e ser amado(a).  Comecei a pesquisar sobre o tema e fui encontrando dados surpreendentes, o que me empolgou cada vez mais. Saí de “férias” por uns dias, como sempre faço quando vou escrever, e o resultado foi este - o livro "O Amor Ensina" - Parte I - Memórias de Paulo Meneses para seu filho, Paulinho e sua neta, Paola.
Houve um grande intervalo na minha vida de 36 anos seguidos em que vivi de tudo um pouco.
Mas só "O Amor Ensina II. Para minha família (Dourado & Toledo), veio abrir minha mente, deliberadamente e para sempre vai ficar na minha memória o amor de meus filhos e amar  meus netos, salvou minha vida do caos da depressão.


Quero reproduzir aqui 10 dicas para facilitar a prática do amor. Creio que se conseguirmos incorporar pelo menos algumas dessas ações, nossa vida já se tornará bem mais leve e gostosa.
1. Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.
2. Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.
3. Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.
4. Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.
5. Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.
6. Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.
7. Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.
8. Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.
9. Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.
10. Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.

Foi seguindo essas 10 regras que liberei meu espirito do desamor e desencantos que a vida me proporcionou, mas com ao amor de meus filhos e a vinda  de meus netos, fechou-se o circulo de minha vida para ser feliz.
E podem ter a certeza, sou muito Feliz. Porque somente O AMOR ENSINA !

MINHA FILHA, LARISSA AO FUNDO. CHICÃO E PAULINHO DE CHAPÉU

Autora: Elcely Dourado

Nenhum comentário: