domingo, 26 de fevereiro de 2012

ANSIEDADE


Vamos às práticas 


Vou recomeçar um tratamento para ansiedade.
O primeiro que comecei me fizeram muito bem e hoje me sinto tão bem, mas tão bem que não pretendo ter uma recaída.
No último  tratamos do stress e de algumas alternativas simples e nutritivas para reduzi-lo e poder viver melhor. 
Minha saúde física e mental foi afetada por  excesso de ansiedade e preocupações. 
Foquei-me  nas alternativas que estavam ao meu  alcance para poder lidar com a ansiedade. 
Comecei olhando para dentro de mim: 
O que estava  fazendo com que  me preocupasse tanto? 
Procurei especificar com clareza quais eram minhas preocupações ( utilizei um caderninho de anotações para escrever o que percebia). 
Conversar com um minha terapeuta foi  uma facilitadora para identificar e delinear minhas preocupações. Queria ter uma percepção clara do que estava me  ferindo e limitando. 
Na seqüência, para cada tópico, fui decidindo qual a ação requerida 
 - o que pude fazer a respeito.
Verifiquei também o que representava uma ameaça real e o que era apenas uma hipótese ou dos resultados imaginados.
A etapa principal foi medicamentosa e ao me fortalecer, fui introduzindo exercícios como a caminhada, para adquirir resistência física. 
Agir é uma medida que, além de me preservar, também concentra energias positivas que enfraquecem o medo. 

Muito bem, depois de tudo isso - tudo o que estava ao meu  alcance fazer - reconheci que agora eu estava no território do que independe de minha vontade, e, tão somente, entregue às mãos da vida, de Deus, isto é, nesse território, os exercícios são a entrega e a fé. 
Queridos leitores, assim como vocês, eu sei que é muito mais fácil falar do que fazer, mas como estamos tratando de algo muito importante - do meu e do  seu bem estar - então podemos considerar uma motivação extra para praticar essas dicas, não é mesmo? E com a prática, vai ficando cada vez mais fácil lidar com níveis elevados de ansiedade, trazendo-os a níveis saudáveis e bem administrados. 
A vida segue seu curso normal, portanto,
 viva, estude, trabalhe, conviva, movimente-se; 
lembre-se da música, da meditação, da conversa descontraída com alguém querido, da oração e se ocupe. 

Caso sinta limitações que te impeçam de participar de seu cotidiano, procure conversar com seu médico e terapeuta, ok? Votos de saúde e paz de espírito. 
Essa foi minha experiência e repasso para você , caso precise de ajuda.
Afirmo, que não é fácil, mas persistir é o começo de tudo.


Elcely Dourado
Documentário sobre o quanto mal a Ansiedade me causou e se me descuidar pode causar mal bem maior...
  

Nenhum comentário: