quinta-feira, 12 de julho de 2012

FOME DE AMOR E CARÍCIAS

ANTES DE LER MEU TEXTO, OUÇA COM CARINHO  A MÚSICA, ESCOLHI PARA HARMONIZAR O QUE VOU ESCREVER ABAIXO



Um dos problemas mais comuns que nossa cultura enfrenta é a incapacidade de dar um significado preciso e relevante às carícias. 
O antropólago e professor de  Harvard e Princeton, Ashley Montagu, afirma que a sociedade sofre "fome de pele", causada pelo preconceito e pela armadilha mental que todos temos de tocar e ser tocados; isto é, ousamos olhar e falar muito, mas não tocar, como se o sentido do tato houvesse caído em desuso.
Todos nós precisamos ser acariciados,  todo nosso corpo físico e nossa alma estão necessitados de carícias. A ausência de carícias acaba machucando nosso eu, fazendo-nos recorrer a estímulos ou ações que acabam fazendo o ser humano adoecer ainda mais. Como:
__ Carência  afetiva - significa estamos juntos nisso. Precisamos estabelecer em nossos lares  uma atmosfera familiar onde as carícias fluam naturalmente.
A pessoa acariciada vive mais e feliz. A carícia é agradável, afugenta a solidão, aquieta os medos, abre as porta para os sentimentos e fortalece a autoestima 
__ Carência Curativa - a psicologa Cavagn afirma que, quando se toca fisicamente o outro com fins terapêutivos, despertam-se emoções, criam-se compromissos; requer-se presença e inclusão nesse vínculo, entrega, respeito e consideração pelo outro, como alguém valioso a quem se tenta compreender e ajudar.
James Lynch estudou as vítimas de ataques cardíacos em uma sala de tratamento intensivo e concluiu que o pulso de muitos pacientes se normalizava quando o enfermeiro lhes segurava a mão, mas diminuia rapidamente quando ela se afastava.
Também está comprovado que a taxa de mortalidade em adultos não casados é de duas à cinco  vezes superior  à dos casados, visto que estes são mais acariciados.

Sempre que recebemos um abraço nos sentimos melhor, e quando passamos momentos difíceis sentimos alívio se alguém nos segura  as mãos.Uma carícia, uma mão no ombro, uma palmada nas costas podem valer mais de cinco milhões de palavras, fomos feitos para ser abraçados.

POR ISSO, COMECE O DIA ABRAÇANDO QUEM VOCÊ AMA.
APRENDA A EVITAR A ARMADILHA DA DIFERENÇA E O DESAMOR POR NÓS!






EU SOU ELCELY. 
E TE MANDO UM ABRAÇO BEM APERTADO E GOSTOSO. 

Nenhum comentário: