domingo, 24 de junho de 2012

A NOITE DE ONTEM

DIA 23 DE JUNHO - CASAMENTO DE UM CASAL DE AMIGOS


Desde muito tempo, não tinha revivido algo tão lindo e  completo: alegria, animação, felicidade, contentamento, beleza, união, amigos, amantes, enamorados, casados, solteiros, viúvos, divorciados, crianças, velhos enfim um universo de coisas boas.
Foi o casamento de verdade em plena festa junina, do casal " Fabinho e Lorrayne". 
Típico casamento na roça, mas realizado na cidade grande, Goiânia.
As barraquinhas com as gostosuras juninas e goianas. Caldos de todo os tipos, bolinhos de macaxeira, churrasquinhos, cervejas, refrigerantes, pipocas, e outras coisas que nem sei os nomes...
Os noivos lindos e felizes, as testemunhas em fila para depois do casamento dançarem a quadrilha em que os noivos participaram.
Tudo perfeito. Dancei com minha netinha Paola e comemos tudo que tínhamos direitos...


E TODO ESSE CENÁRIO ME LEVOU A LEMBRAR ALGO QUE TINHA ME ACONTECIDO HORAS ANTES DA FESTA:

E eu aqui pensando: "Estou no começo do meu desespero/ e só vejo dois caminhos:/ ou viro doida ou santa". São versos de Adélia Prado, retirados do poema "A serenata". Narra a inquietude de uma mulher que imagina que mais cedo ou mais tarde um homem virá arrebatá-la, logo ela que está envelhecendo e está tomada pela indecisão - não sabe como receber um novo amor não dispondo mais de juventude...

Antes dessa festa umas tres horas atras,   eu estava num local em que passei o seguinte momento.
Sou mãe  e avó e ainda ontem recebi a cantada mais velha da face da terra, de um outro divorciado me dizendo dentro de uma emergência oftalmológica que era sozinho e que tava cansado de ficar sem ninguém para cuidar dele.
Então comecei a prestar atenção nele. Ao meu lado me olhando de cima pra baixo e eu me fazendo de idiota.
Todas as mulheres estão dispostas a abrir a janela, não importa a idade que tenham. Nossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota. Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só sendo louca de pedra. 
Depois que fiz meus exames oftalmológico e o medico me falou: você tem o tal de moscas, por isso vejo essas sombras voando. Colocou colirio, me passou a receita de um novo colirio e o pedido de outros exames para a retina.
Ao sair do consultório dei de cara com o senhor solitário e muito solícito, perguntou como eu estava, minha  nora, respondeu e eu conclui atras, com a grave intenção de dizer: afaste-se porque ninguém quer saber de cuidar de velho: São doenças de velho... rimos e fomos embora.


Por Elcely Dourado

Nenhum comentário: