sábado, 16 de junho de 2012

FALAR PARA SI MESMO

"Quando alguém diz  que pouco está ligando, é porque não está ligando pouco".
                                      HENRI DE TOULOUSE LAUTREC

Nossa vida interior...  todos esses pensamentos, todas essas lembranças, essas imagens, esses diálogos consigo mesmo... aquela musiquinha do eu: como cada um de nós fala a si mesmo. Nos problemas de auto-estima, essa musiquinha infelizmente sai muitas vezes confusa e negativa.


DIALOGAR CONSIGO MESMO NÃO É APENAS UMA REPRESENTAÇÃO

Platão dizia que "pensar é falar consigo mesmo". Nossa vida interior, assim, é feita de imagens, impressão, emoções e pensamentos mais ou menos precisos que produzimos para nós mesmos.
À falta de respostas, aos poucos  nos habituamos a não tentar conferir forma precisa a essas produções do nosso espírito, de que somos ao mesmo tempo fonte e receptáculo. Mas será que não valeria a pena esclarecer esses murmúrios confusos e esses ruídos internos?
Observamos nos problemas de auto- estima em geral uma ocupação do terreno de nossos pensamentos por ruminações melancólicas ou derrotistas. Pensamentos negativos e vagos, pobres, repetitivos. De efeito discretamente corrosivo, mas os quais não atribuímos realmente importância. E dos quais só conseguimos escapar pela distração: ler, ver televisão, para ocupar nosso espírito com outra coisa, ou com um vazio  em todo caso menos danoso.

Nota: O valor da auto-estima e do amor-próprio: um sentimento preciso, porém negligenciado.Aprendi com o tempo como alcançar a felicidade plena e ser eu mesma, superando o medo de fracassar em minhas decisões.

Por Elcely Dourado 

3 comentários:

JOSÉ EDUARDO disse...

PARABÉNS PELAS POSTAGENS, ACHO SEU BLOG FANTÁSTICO, VOCÊ TEM UMA INSPIRAÇÃO GRANDIOSA, ADMIRO A FORMA DE REGISTRAR O SENTIMENTO MAIOR QUE O SER HUMANO POSSA DEMONSTRAR E SENTIR "O AMOR".

Unknown disse...

obrigada, José Eduardo, sinto muito prazer em saber o quanto meus textos aguçam as emoções das pessoas, e isso é muito bom, porque a energia parada gera doenças e ela precisa circular.
Abraços,
Elcely

Unknown disse...

OBRIGADA PELOS SEUS COMENTÁRIO, ISSO ME INCENTIVA A ESCREVER CADA VEZ MAIS.
ELCELY