domingo, 12 de junho de 2011

Relato nº 5 - Belterra

 CIª FORD IND. DO BRASIL
  VILA OPERARIA Nº 213  -  BELTERRA

IVONE TAPAJÓS DOURADO (minha irmã, s/ tia)

NASCIDA EM 20/07/1929.
  MINHA NARRATIVA SE INICIA A PARTIR DE UMA IDADE PROVAVEL DE SEUS 12 ANOS ... POSSUIA GÊNIO ÁSPERO, RAZINZA, AZÊDA EM POTENCIAL, CONTRASTANDO EM MUITAS VEZES EM DOCLIDADES, TERNURA E GESTOS AMISTOSOS E AFÁVEIS ... GERANDO SEMPRE UM MISTO DE CONTRADIÇÕES ELOQUENTES ! POSSUIDORA DE REQUINTADA E APURADO GÔSTO EM SUA INDUMENTÁRIA PESSOAL, QUALIDADES QUE REFLETIAM, TAMBÉM, NA SELAÇÃO E USO DE SUAS JOIAS, BIJUTERIAS, MIÇANGAS... VAIDOSA, ATRIBUTO NATURAL DO IMPÉRIO FEMINO E IRREDUTÍVEL EM SUAS OPÇÕES (TALVEZ, UMA VIRTUDE) ... A COGNAMOS DE "VELHA".
NÃO SEI PRECISAR COMO OCORREU SEU RECRUTAMENTO PARA O INTERNATO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM DO ENTÃO SESP... EM SANTAÉM, APÓS SUA FORM ATURA FOI DESTACADA PARA SERVIR EM DIVERSAS CIDADES DO PARÁ ... UM DIA , JÁ HÁ MUITO RESIDINDO NO RIO, FUI A BELÉM A TRABALLHO/VASP, SURGIU UMA OPORTUNIDADE DE IR A MARABÁ, ONDE EU SABIA QUE A IVONE ESTAVA, FUI EM UM CARGUEIRO( CARAJÁ ) ... ENCONTREI IVONE QUE ME RECEPICIONOU COM MUITA TERNURA, CONHECI SEU LOCAL DE TRABALHO, MÉDICOS, E ATÉ ACOMPAHEI UM ATEND. EMERGENCIAL QUE INFELISMENTE ERA FATAL (SUICIDIO). ESTEVE NO RIO DIV. VEZES, OPEROU O OUVIDO E FICOU MAIS SURDA E AUMENTOU SUA RABUGICE, MOROU ALGUNS DIAS COMIGO E POR MOTIVOS QUE ATÉ HOJE IGNORO, ROMPEU COMIGO EM DEFINITIVO, NUNCA DISSE O "PORQUE" ... SE APOSENTOU E FOI RESIDIR EM INTERNATO UM "QUÊ" DE ASILO, EM BELÉM ... CONTRAIU UM CANCER VIOLENTO, SABIAMOS E CONSTA QUE ELA DESCONHECIA, O QUE ME DEIXAVA UM TANTO CÉTICO, POIS SENDO RELATIVO A SUA PRÓPIA ÁREA DE SAÚDE ... ! SOFREU MUITO E SÓ MUITO TARDIAMENTE, SEU MÉDICO E AMIGO, TEVE CORAGEM DE LHE REVELAR, EM FACE DO AGRAVAMENTO E A AMEAÇA DE UM DES ENLACE PRÓXIMO ... OS ULTIMOS MESES DE VIDA FORAM DE UM PROFUNDO MUTISMO ... SE BLINDOU EM CONCHA TAL QUAL UMA OSTRA E ATÉ O ROMPIMENTO FATAL DA LINHA DA VIDA - NÃO FALOU COM NINGUÉM ! QUE O DIGA SUA TIA LUZIA, QUE LHE ACOMPANHOU SEUS  DERRADEIROS MOMENTOS E QUE TANTAS VEZES A IMPLOROU POR SUA FALA ... EM VÃO ... FALECEU EM 01/03/2001
HOJE, E JÁ HÁ MUITO, ROGO À GENERISADE DA ESPIRITUALIDADE MAIOR, QUE A ESCLAREÇA E ORIENTE SEUS PASSOS EM PROL DO SEU DESENVOLMENTO MORAL - A CONQUISTA SUPREMA !



Nota e Esclarecimento: De tudo isso que meu tio falou, que é a mais pura verdade. Era a tia do lado do meu pai Phebus Dourado,  uma Ídola para mim. Eu a adorava mesmo sendo ranzinza, AZEDA QUE REALMENTE ELA ERA, mas tinha uma docilidade comigo, que só nós duas nos entendíamos. Fez meu vestido da minha festa de quinze anos, lindíssimo, nunca esquecerei, o quanto fiquei linda. Veio passar uns dias comigo em Goiânia e foi corajosa ao viajar de avião sozinha, num mono-motor pra nossa fazenda Jaó com meu ex-marido José Toledo. Adorei sua companhia, fez um monte de garrafas de licores deliciosos que ate ontem tinha na  minha cristaleira alguns de genipapo. QUE DELÍCIA DE LICOR Quero que ela esteja num lugar doce como seus licores. Elcely!


Nota: O texto escrito acima, é de meu tio Mario Dourado, um colaborador do site: O Amor Ensina !

Nenhum comentário: