terça-feira, 11 de agosto de 2009

SER FELIZ, CUSTA TÃO POUCO

AQUI COMEÇA O MARAJÓ
É COM MUITO ORGULHO QUE CONSOLIDO + UM SONHO !
PARECE QUE EU JÁ VI ESSE FILME...
TURISMO EM PONTA DE PEDRAS - PARÁ - MARAJÓ - AMAZÔNIA
NA VERDADE JA FIZ ESSA VIAGEM OUTRAS VEZES NA MINHA VIDA, MAS DESTA VEZ FOI TOTALMENTE DIFERENTE, PORQUE FIZ COM MEUS FILHOS: PAULO, LARISSA E MEU NETO LUCAS. QUE PENA QUE OS OUTROS NÃO PUDERAM NOS ACOMPANHAR, COMO A LETICIA E LUIZA, LARISSA E JOÃO GUILHERME
JA FUI DE AVIÃO, OUTRAS VEZES NA CARROCERIA DE UMA CAMIONETE, COMO SE FOSSE UMA CARGA. NO MAIOR DESCONFORTO POSSIVEL MAS EU FUI.
SÓ QUE DESTA VEZ FUI DE CARRO, SAINDO DE GOIANIA COM MEU FILHO PAULO E CHEGANDO EM BELEM PRA ESPERAR MINHA FILHA LARISSA E LUCAS QUE FORAM DE ONIBUS ATÉ BELÉM/PÁ.
COITADOS DELES, CHEGARAM CANSADOS MAS CHEGARAM BEM, LOUCOS POR UMA NOVA AVENTURA E PODER REVIVER O QUE JA VIVERAM ANTES NA ÉPOCA DAS VACAS GORDAS.
ENQUANTO LARISSA E LUCAS NÃO CHEGAVAM, FUI DIRETO PARA PONTA DE PEDRAS NA ILHA DO MARAJÓ/PÁ. CIDADE ONDE COMEÇA O MARAJÓ.
MINHA IRMÃ SIMONE MORA LA, POIS TRABALHA NO HOSPITAL MUNICIPAL DA CIDADE COMO BIOQUIMICA. AGORA SIM ELA SE SENTE FELIZ! COM SEUS GATOS E CACHORROS COMO COMPANHEIROS
DEPOIS DE UNS DIAS, FUI DE VOLTA PRA BELEM, ESPERAR MINHA FILHA LARISSA E LUCAS QUE VIERAM DE GOIÂNIA/GO.
DAI COMEÇOU NOSSA EXPEDIÇÃO.
MOCHILA NAS COSTAS, SANDÁLIAS HAVAIANAS E FOMOS LA... DE BELÉM,
VOLTAMOS PARA PONTA DE PEDRAS NA ILHA DO MARAJÓ/PÁ. E PARA CHEGAR LA, FOMOS DE BARCO-NAVIO, OLHANDO AS PAISAGENS BEM RIBEIRINHAS, COM AS CRIANÇAS REMANDO NUMA CANOINHA BEM PEQUENA, PARA ARRECADAR AS COISAS QUE LANÇAVÁMOS DO BARCO PARA ELES, COMO : PACOTES DE BOLACHAS, SKINES E OUTROS.
QUE BELEZA DE LUGAR, UMA AMAZÔNIA DE VERDADE.
NAVEGANDO PELO RIO QUE SE MISTURA COM O MAR. MUITO CALMO POR SINAL. FALARAM QUE TIVE SORTE EM NÃO PEGAR UM MAR REVOLTO PELAS ONDAS DA BAHIA DE GUAJARÁ.
O MUNICÍPIO DE PONTA DE PEDRAS POSSUI 2.884 KM ² DE EXTENSÃO, CERCA DE 20 MIL HABITANTES, E ESTÁ LOCALIZADO NA ILHA DO MARAJÓ, NORDESTE DO PARÁ. A SEDE DO MUNICÍPIO SITUA-SE ÀS MARGENS DO RIO MARAJÓ-AÇÚ E FICA A 44 KM EM LINHA RETA DA CAPITAL DO ESTADO, BELÉM.
MAS ATE AI TUDO FOI MARAVILHAS, MENOS O CALOR DE 39 GRAUS E OS CARAPANÃS QUE NOS PICARAM POR TODO O CORPO. MEU DEUS QUE FERROADAS DOLORIDAS ELAS TÊM, PARECE PIMENTA DE TÃO DOLORIDAS.
ENTRE AS ATRAÇÕES QUE PONTA DE PEDRAS OFERECE, ESTÃO OS ENCANTOS NATURAIS. AS BELEZAS DA ILHA DE MARAJÓ PODEM SER CONFERIDAS DESDE A TRAVESSIA DE BARCO OU LANCHA, ATÉ O BELO ESPETÁCULO DO PÔR-DO-SOL ÀS MARGENS DO RIO MARAJÓ-AÇÚ; OU AINDA, AS VÁRIAS PRAIAS (QUASE INEXPLORADAS) DO LUGAR: MANGABEIRA, PRAIA GRANDE, RECREIO.
TAMBÉM APRESENTA UMA RICA CULTURA POPULAR, PRESERVADA POR SEUS HABITANTES COM MUITO TALENTO E DETERMINAÇÃO.
GRUPOS TEATRAIS (CAJUÍ, FOCUS, PRATA FINA E DALCÍDIO JURANDIR); GRUPOS FLOCLÓRICOS (ITAGUARI, NARUAQUES, ENTRE OUTROS), ASSOCIAÇÕES MUSICAIS (AMAM - ASSOCIAÇÃO MUSICAL ANTONIO MALATO; AMMEC - ASSOCIAÇÃO DE MELODIA CELESTIAL ) DÃO CORES FORTES E VIVAS AOS SONHOS DE MUITOS QUE RESPIRAM ARTE E TÊM ORGULHO DE LEVAR O NOME DA CIDADE AOS QUATRO CANTOS. SEMPRE COM MUITA PAIXÃO E OUSADIA. ASSISTIMOS UMA APRESENTAÇÃO DO GRUPO CARIMBÓ DA TERCEIRA IDADE, UM ESPETÁCULO DE ENCHER OS OLHOS E AQUECER O CORAÇÃO.
NÃO ESQUECENDO O ARTESANATO MARAJOARA, QUE COISAS LINDAS, PARA SE TER COMO LEMBRANÇA, MAS INFELIZMENTE NÃO TINHA ORÇAMENTO PARA ADQUIRI-LAS, NÃO QUE FOSSE PREÇO ALTO, MAS NÃO TINHA MESMO.
VOLTANDO A BELÉM, PASSAMOS 3 DIAS COMO TURISTAS E ME SURPREENDI OLHANDO A CIDADE POR ESTE ANGULO, SEUS CASARÕES E PALACETES CENTENÁRIOS, CHEIOS DE DETALHES E ENTALHES, O MUSEO DE HISTORIA NATURAL, A EXUBERANCIA DO TEATRO DA PAZ, A BELEZA DO MANGAL DAS GARÇAS COM SEU BORBOLETÁRIO, O ZOOLÓGICO DE FAUNA AMAZÔNIA QUE DEIXOU O LUCAS ENCANTADO, SEM ESQUECER, É CLARO, DA ESTAÇÃO DAS DOCAS COM SEUS RESTAURANTES E AQUELE CHOPINHO ALEMÃO FEITO NO LOCAL HUUUMMMMM, TAMBEM NÃO PODERIA FALTAR O TRADICIONAL TACACÁ DA AV. NAZARÉ. A LARISSA, TODA ATREVIDA NO TRANSITO DE BELÉM, LEVAVA-NOS A TODOS OS LUGARES COM APENAS ALGUMAS INFORMAÇÕES PEDIDAS AOS PASSANTES.

EM SEGUIDA, FOMOS PRA SALINAS, FICAMOS NA CASA DO TIO EVANDRO QUE NOS RECEBEU GOSTOSAMENTE, JUNTO COM DONA DALVA QUE SE DESDOBROU PRA NOS AGRADAR. A LARISSA SE EMOCIONOU MUITO AO REVIVER MOMENTOS PERDIDOS NA MEMÓRIA DAQUELE LUGAR PARADISIACO, E O LUCAS SE ESBALDOU NO MAR, PULANDO COMO UM GOLFINHO AQUELAS ONDAS.

NA HORA DE VOLTAR PARA CASA, O PAULINHO NÃO PÔDE VOLTAR CONOSCO E INICIAMOS UMA NOVA AVENTURA ENCARANDO MAIS DE 2.000 KM DE CARRO LARISSA, LUCAS E EU. FIZEMOS UMA VIAGEM MARAVILHOSA, SEM PRESSA, APRECIANDO A PAISAGEM, FAZENDO PARADAS ESTRATÉGICAS, HOUVE UM PERÍODO EM QUE LARISSA E LUCAS FICARAM O TEMPO TODO DE ROUPA DE BANHO, ERA SÓ PASSARMOS POR UM BALNEÁRIO A BEIRA DA ESTRADA QUE PARÁVAMOS PARA TOMAR BANHO E APLACAR O CALOR, FOI A MELHOR PARTE DA VIAGEM, EM VIRTUDE DISSO, LEVAMOS 3 DIAS DE VIAGEM, PARA DESESPERO DO PAULINHO, PREOCUPADO CONOSCO NA ESTRADA.
ENFIM, CHEGAMOS EM CASA E SINTO-ME DE BATERIAS RECARREGADAS, PRONTA PARA MATAR UM LEÃO POR DIA PELA MINHA FAMÍLIA, NA CERTEZA DE QUE DEUS ESTARÁ SEMPRE ABENÇOANDO E ABRINDO CAMINHOS PARA NÓS.
NOTA: Participou desta aventura pela Amazônia, Larissa, Lucas, Simone e suas cadelinhas e seus gatinhos vira-latas e eu.
Este texto foi escrito por Elcely e terminado por Larissa.

Nenhum comentário: